Trabalho Voluntário

Uma das melhores maneiras de se integrar na sociedade e na cultura do Quebec é através do trabalho voluntário. Faz parte da cultura Quebecois fazer trabalho voluntário. Para os recém chegados em Quebec talvez seja uma grande oportunidade. Porque?

1 - Através do trabalho voluntário você conhece outras pessoas, aumenta sua rede de relacionamento, o que pode trazer, além de novas amizades, um emprego. Existem vários casos de pessoas que começaram se voluntariando em uma instituição e depois foi contratado por esta mesma instituição ou indicado para trabalhar em um outro lugar que ele conheceu porque estava se voluntariando.

2 - É uma ótima oportunidade de praticar o idioma, seja ele Inglês ou Francês ou os dois, o que vai te ajudar muito depois na hora de procurar emprego. Em Montreal, na maioria dos empregos é exigido a fluência neste dois idiomas.

3 - Ganhar uma experiência Canadense. Para os que estão chegando, é muito importante ter uma experiência Canadense. E o trabalho voluntário te dá esta oportunidade, dá uma referência.

4 - Aprender um novo trabalho. Para aqueles que desejam aprender novas habilidades, o trabalho voluntário proporciona esta chance, uma vez que você pode escolher com o que e onde trabalhar.

5 - Fazer aquilo que você ama. Como você pode escolher o que fazer, o trabalho voluntário te permite dedicar algumas horas da sua semana fazendo aquilo que você gosta como por exemplo trabalhar no meio ambiente, ou com animais, ou com pessoas carentes etc.

6 - Dedicar poucas ou muitas horas por semana dependendo da sua disponibilidade.

7 - Ajudar o próximo. Quando a gente se dispõe a ajudar uma outra pessoa que talvez esteja em uma situação mais difícil que a sua, você verá como esta experiência vai enriquecer sua vida.

8 - Ter uma carta de referência local. Bem, isso se você fizer um bom trabalho. Uma carta de referência de uma pessoa local, poderá, eventualmente, te trazer muito benefícios.

Como em Montreal as coisas são bem organizadas, eles até fizeram um web site agrupando um sem-número de organizações que buscam por voluntários. Neste site você pode procurar área de interesse, por bairro, se é de curta ou longa duração, por ordem alfabética etc.


Site - Centre D'action Bénévole de Montréal.


* Preciosa informação retirada do blog http://rafapat.blogspot.com

3 Responses
  1. Babi e Wal Says:

    Vc viu? Bom demais!
    Nem tô acreditando ainda!
    Se o seu não chegou, tá pra chegar!
    Vou aproveitar e te perguntar a que distância a rodoviária aí fica deste endereço do médico:
    Centro Clínico Sul
    Torre 2
    70390-700
    Dá pra pegar um busão? E de táxi demora quanto tempo?
    Obrigaaaada!
    Beijo!


  2. Joana Nunes Says:

    É sempre bacana ajudar! Adoro! Ja fazia aqui no Rio e pretende continuar no Canada! Dá uma alegria imensa no coração!


    Beijos quérida! =c)


  3. Babi e Wal Says:

    Oi, Lilix!
    Nós marcamos nossa consulta para segunda-feira às 9h30 da manhã (é claro! rs). Nossa chegada está prevista para as 5h25 da manhã, então a gente pretende dar um tempo na "rodoferroviária" e mais tarde seguir para o consultório...
    O preço do táxi é o que eu imaginava mesmo... obrigada por ter oferecido a carona, mas não queremos te dar trabalho!
    Beijo e fica firme que o seu pedido vai chegar logo!