os pingos dos is

Quando me perguntam o porquê de eu querer me mudar de país (perguntas sinceras tá...não daqueles chatos estraga-prazeres daquele post anterior) eu sempre resmungo uma resposta qq pra me ver livre do inquisidor e me poupar do trabalho....Mas cá entre nós andei pensando e bem...a verdade é que não existe um grande motivo não...
Nunca fui assaltada, nem ninguém próximo a mim (explicação: eu moro em Brasília..lá só tem manga...né Tatá?rs). Não tenho filhos, não sou casada, sou feliz no amor e minha vida sexual vai muito bem (obrigada), não busco a tão sonhada "estabilidade financeira", não enfrento trânsito e moro com minha mãe logo, nem aluguel eu pago....Enfim, eu reconheço que tenho sim uma vida muito boa. Mas então pq diabos essa guria quer se mandar daqui pro Canadá?
Eu confesso q fiquei muito tempo me perguntando isso....será q eu tinha algum problema? Será q eu era ingrata? Será q eu vou virar aquelas pessoinhas amargas q nunca se contentam com oq tem? A resposta é: não sei.
Não sei pq eu tenho essa urgência em partir...Talvez seja genético (rs). Minha avó desbravou o centro-oeste brasileiro vindo de Belém/PA para trabalhar aqui quando Brasília resumia-se a 2 ruas compridas. Meus irmãos vivem/viveram fora e colecionam histórias...algumas incríveis, outras só bizarras mesmo. Chego a conclusão que talvez sejamos todos.......patos. E como boa pata que sou sinto essa vontade imensa de sair por aí, descobrir doq sou capaz, oq eu quero fazer da vida...enfim..TENTAR!
O fato de ser uma impulsiva louca que sofre pra conseguir fazer o menor planejamento que seja só torna isso tudo mais assustador. E não é q eu me impressionei com a minha competência? Um ano de processo: reuni documentos, estudei francês e PASMEM reuni uma boa grana! Íncrivel...o trabalho (minha únicazinha desculpa pra me mudar do Brasil) estava indo bem! Tá, não tou ganhando como um advogado tributário...mas para um designer eu tava até conseguindo viver sem me afogar.
Fato é que antes mesmo de sair daqui já cresci como ser humano e me tornei um pouco mais capaz...todo esse processo me mostrou que com a motivação certa eu vou longe (sem trocadilhos). É eu sei...vcs vão dizer: você podia fazer 1 ano de terapia e descobrir isso do mesmo jeito! Mas então cadê meu livre-arbítrio?...cada um faz seu caminho do jeito que quer...e eu sinto q esse é o meu.

Quero conhecer novas culturas, quero colecionar memórias, quero rir e chorar e fazer novos amigos(sem me esquecer dos antigos), quero viajar por aí, absorver o mundo inteiro, trocar idéias, pontos de vista, corações....

Daqui há 1 mês, 2 semanas e 3 dias embarco pra outro país sem nunca ter pisado lá, nem ter parentes por perto, cheia de esperanças, expectativas mas basicamente morrendo de medo e alegria, tudo junto num sorriso.


Ps. Se vc leu tudo isso parabéns...vc é um ser paciente! e prometo q só farei outro post-desabafo em situações de crise e urgência mental.
Ps2. se vc leu tudo isso e quer me dar boa sorte, patuá, abraço de amigo, good vibes, conselho de mãe...obrigada! aceito-os todos. Se vc me acha uma louca desvairada q devia ser internada...aceito também.
sejamos todos assim.... divergentemente felizes.
18 Responses
  1. Pamela Says:

    Oie, então eu sou uma das pessoas que vão desejar boa sorte. Espero que de tudo certo, eu ja estive em montreal e tenho certeza que vc vai amar. Ah me identifiquei muito com o post...hehe...adoro o seu blog.

    beijinhos
    boa sorte


  2. Gleice Kelly Says:

    Olá, em primeiro lugar quero elogiar o layout do blog que ficou muito legal, segundo vc está certa temos que tentar nem que seja pra viver novas experiências...tô aqui, não vou dizer que é fácil mas com fé em Deus e muita garra conseguimos nossos objetivos. Bjo grande e aguardamos vc aqui.


  3. hb Says:

    Acompanho seu blog e assim como vc, tenho uma situação muito boa aqui no Brasil. Mas tenho o mesmo "desejo/desepero" de sair daqui e ir tentar a vida no Quebec. Acho que não tem nada a ver com ingratidão, tem a ver com vontade de melhorar ainda mais uma vida que já é boa. É querer adquirir uma experiência que não seria possível de outra forma, e escolher o lugar com melhor qualidade de vida do mundo para isso.
    Parabéns pela sua coragem e muito boa sorte nessa nova etapa!
    Abraços,
    RafaelHB


  4. Ju Says:

    Adorei! E não se preocupe pq os outros patos que habitam o Canada são bem amistosos. Quando vc resolver dar uma voada até Ottawa avisa!

    Quack, quack!
    Ju


  5. * Serena * Says:

    ahaha eu li tudo!
    Acho que desabafar faz parte sim do processo, e estamos ai pra isso!rs

    Agora, eu acho que vc tá certíssima nos seus motivos. Vc quer histórias, não comodismo! Ahah tenho um amigo designer que tem uma mente bem parecida com a sua...rs

    Bonne chance!!!

    Beijos,

    Dani


  6. Olá Lilix! Sou eu novamente dando as caras. Puxa, tb me sinto como vc em relação à questão da imigração...a única diferença é o emprego: trabalhar em Sampa como designer é f* viu, aqui tem muiiiiiiita concorrência e os caras pagam pouco! rs! Mas enfim, as pessoas não precisam entender nossos motivos e o mundo está cheio de loucos que imigram ilegalmente para outros países...pelo menos estamos fazendo a coisa certa, com documentos, com um pouco de dinheiro... Não acho isso uma loucura não! Acho que isso é ter um objetivo e buscá-lo com determinação e coragem... pq eu tb nunca fui pra lá e não tenho parentes, e tb sou feliz aqui. Mas é isso! Boa sorte e se precisar desabafar fique tranquila que eu sou leitora dos seus posts...mesmo os mais longos! rs!
    Beijos


  7. Olá Lilix! Sou eu novamente dando as caras. Puxa, tb me sinto como vc em relação à questão da imigração...a única diferença é o emprego: trabalhar em Sampa como designer é f* viu, aqui tem muiiiiiiita concorrência e os caras pagam pouco! rs! Mas enfim, as pessoas não precisam entender nossos motivos e o mundo está cheio de loucos que imigram ilegalmente para outros países...pelo menos estamos fazendo a coisa certa, com documentos, com um pouco de dinheiro... Não acho isso uma loucura não! Acho que isso é ter um objetivo e buscá-lo com determinação e coragem... pq eu tb nunca fui pra lá e não tenho parentes, e tb sou feliz aqui. Mas é isso! Boa sorte e se precisar desabafar fique tranquila que eu sou leitora dos seus posts...mesmo os mais longos! rs!
    Beijos


  8. CHUCHUS Says:

    Simplesmente ADORAMOS os seus "posts-desabafos", pq acho que é o que todos gostariam de dizer e não tem coragem! rs

    Continue escrevendo... Ah, e eu li até o final! rs

    Beijos, JU.


  9. P Says:

    adorei o post!
    compartilho muito do seu sentimento, lilix. eu trabalho numa área onde a remuneração compensa muita coisa, tenho amor, amigos, vida "resolvida". ainda assim a urgência permanece. somos jovens, temos sonhos, anseios. temos a obrigação moral de seguir isso. e continuar sendo folhinha que o vento vai levando, curtindo, conhecendo o que há pela frente.

    uma das minhas grandes motivações tem a ver com mudança de área profissional. virar tradutora, mas tendo um bom salário, o que não é muito a realidade do brasil. e você? essa coisa da fotografia é mais aberta ou você precisará de algum retorno a cursos?

    bisous (e tic-tac diz o relógio!!!)
    p


  10. gustavobk Says:

    Legal seu texto porque exprime exatamente o que eu to passando também. Não tenho nenhum problema por aqui (embora já tenha sido assaltado duas vezes, qdo morava em Curitiba).
    A vontade mesmo é de mudar, conhecer mais, crescer ainda mais.
    Só que pra mim ainda vai mais um ano. :)
    Parabéns pelo blog e boa sorte daqui 1 mês.


  11. Bea Says:

    É normal do ser humano se perguntar sobre tudo. Aliás é ótimo que se pergunte sempre, para que vc não perca o foco do que vc quer.

    Eu tb tenho família fora, na verdade metade da minha família nem é do brasil e meus irmãos já moraram/moram fora. E eu sempre quis sair daqui, embora ame esse país a ponto de chorar só de pensar nas coisas maravilhosas que temos aqui.

    Mas a gente sempre procura por coisas que não temos, a gente sempre está atrás de mais e mais conquistas. Histórias pra contar não faltam, né não?

    Mas vá lá e seja feliz! Faça o que vc quiser fazer, vc tem direito (desde que não machuque ou prejudique ninguém), aliás todos nós temos direito de buscar.

    Boa sorte na sua busca! ;)

    []s,

    Bia.


  12. Fico me perguntando se precisamos mesmo justificar nossa vontade de mudar. Cheguei à conclusão que acabamos fazendo uma listinha de motivos para tentar convencer as pessoas, mas no final das contas, se não existisse essa listinha, muita gente quereria ir embora mesmo assim. Lógico que há pessoas que realmente fogem da violência, da instabilidade e da falta de reconhecimento, mas há as outras pessoas, que sentem que é o certo a se fazer e pronto. Tenho 1001 motivos pra afirmar que morar lá é mais agradável que aqui, mas acho que no final das contas, quero ir pra lá porque amo o Canadá, ponto. Ou é necessária uma aventura dessa na vida. Ou não estou satisfeita aqui, por esse ou aquele motivo.
    Parabéns pelo texto! E boa sorte nesse último mês e meio, não que vá precisar, mas é sempre bom desejar, né? Beijos!


  13. O casal Says:

    gostei...

    tb penso da mesma forma e uma vez comentei isso com o Ismael e ele tb concordou. Existem vários tipos de imigrantes... e dois deles são: 1- q quer buscar uma situação melhor, fugir da violência, vida ais tranquila e etc.. mts deles têm filhos e tomam essa decisão basicamente pensando neles... 2 - pessoas como nós... q querem conhecer o mundo... e eu, particularmente, só conheço um lugar mesmo, quando moro... o lance de turismo "just doesn't do it for me"... é legal... vc "conhece" o lugar... mas não conheeeeece.... tô vendo bem isso agora aqui na cidade de QC.... quando vim como turista e agora q moro aqui a 1 mês e meio... é outra coisa, outras visões...

    qt ao post de desabafo.. preciso aprender mais com vc... preciso fazer isso pq deve ajudar mt.... já até sei qual será o meu desabafo no meu blog... o francês! teve um dia aqui q eu fiquei desesperado com essa língua DÍFÍCIL PRA KCCCCCTTTTT.... mas respirei fundo e passou... mas a crise voltará! aaaahhh se voltará!

    boml, boa sorte pra vc... aproveite os ultimos dias aí e boa viagem!

    joao


  14. parabens lilix.
    massa o post. me identifiquei um bocado com ele pq passo pela mesma situacao q vc. to feliz aki. minha situacao no trab eh confortavel. desde q me formei so tenho prosperado e conquistado bons objetivos e metas. enfim, meu maior motivo pra imigrar eh realmente desbravar novos horizontes pensando no longo prazo.
    vc ta indo +- na mesma epoca q eu.
    gostaria de te conhecer qnd xegar por la. nao para escutar as lamurias, mas para fazer uma boa amizade e compartilhar as alegrias das conquistas :)
    massa mesmo. parabens e continue assim [sempre pra frente].
    abracos.


  15. Rossana Says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Adorei!! Peno muito como você! Li tudo, heim!?
    E sou das que vai te desejar boa sorte, boas energias, tudo de vibe na sua nova vida!!

    **=


  16. Flá Says:

    Ó, vai se preparando pra responder essa pergunta mais vezes porque depois que vc chega aqui todo mundo te pergunta... é um porre! Eu tô aqui há quase 2 anos mas toda vez que converso com alguém pela primeira/segunda vez vem a maldita pergunta. Eu já tô no ponto de responder "porque eu quis", "não é dá sua conta"e similares mas da última vez respondi com um "ah, eu estava procurando alguma coisa diferente". A pessoa talvez tenha se tocado e não pediu detalhes... Enfim, é dose explicar o inexplicável.
    Boa sorte!


  17. Clau e Zé Says:

    Você é uma louca desvairada, q dúvida disso?
    hehehehe

    A melhor época pra procurar mudar a vida pra melhor é quando tudo vai bem, sempre acreditei nisso :)


  18. Babi e Wal Says:

    Lilix, adorei o post!

    Feliz último mês no Brasil! A gente se vê em breeve!

    Beijoo!