Documentos pra se levar pro Quebec

Procurando saber quais documentos serão necessários traduzir achei essa listinha: segue aí..

A dúvida é: devo traduzi-los ou não?
Pq dizem que o Emploi-Quebec ressarce o imigrante....isso é verdade?
Se tiver faltando algum documento q vcs precisaram...por favor: pronunciem-se!
Brigada!

Certificado de Seleção de Québec – CSQ: se o cara esquece esse tem mais que ser enviado de volta mesmo;

Passaporte com o visto de residente permanente;

Confirmação do Status de Residente Permanente: concedido juntamente com o visto, após a árdua e demorada etapa federal. É tão importante quanto o CSQ;

Documentos de identidade brasileiros: primordialmente a Carteira de Identidade (de preferência as emitidas pelas respectivas Secretárias de Segurança Pública dos Estados ou Institutos de Identificação. Não vamos complicar!!!) e a Carteira de Motorista válida, e outras que acharem pertinentes. Nada de CPF, Título de Eleitor, Carteira do Hospital Geral do Exército ou do Clube dos Sub-oficiais da Aeronáutica e outras baboseiras Tupiniquins.

Certidão de nascimento;

Certidão de Casamento ou declaração de união estável;

Documentos de separação civil ou de divórcio;

Documentos/ou dentários relatando tratamentos ostensivos ou de doenças crônicas;

Prova de inscrição e pagamento no INSS: o Brasil não possui acordo com o Canadá acerca de aproveitamento dos anos de contribuição para a previdência social, mas não custa levar;

Diplomas, certificados de cursos e demais documentos acadêmicos;
4 Responses
  1. Les Cariocas Says:

    Olá Lilix,os documentos pertinentes a validação de diplomas,sao traduzidos por um tradutor(a)membro da Ordem dos tradutores do Québec,vc paga e depois é ressarcida pelo CLE através de seu(ua) agente ,desde que tenha sido autorizado por ele(a) antes...
    Relaxa amiga...tá quase na hora!!!
    Bjs!


  2. les Says:

    "Nada de CPF, Título de Eleitor,"
    Muita calma nessa hora....!! rsrs
    Enquanto não formos cidadãos canadenses, infelizmente precisaremos de tempos em tempos fazer visitinhas ao consulado brasileiro, e lá, a velha conhecida burocracia tupiniquim continua firme e forte! Então, esses dois documentinhos não pesam muito, acho que cabem fácil na bolsa, melhor trazer que depois a mamis, papis ou algum amigo ter que gastar com correio as pressas. Agora depois da cidadania, talvez a gente possa deixar essas baboseiras num passado remoto!!
    bjocas
    Erika
    leslapins.wordpress.com


  3. Taty Says:

    uma coisa que eu já tenho pensando a muito tempo... acho que vale a pena ter uma segunda via da carteira de motorista... pelo que eu tenho lido o pessoal fica com a sua depois que vc tira a canadense... então sei lá.... eu vou tirar outra antes de ir hehehehe


  4. CHUCHUS Says:

    Vamos querer comprar as malas sim. Mas acho que só no mês que vem. Quando vc está pensando em ir?